Núcleo Regional de Educação de Toledo
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NRE Toledo
29/11/2016
OFICINA DE GRAFITE NA ESCOLA ESTADUAL INDÍGENA M'BYJA PORÃ , EM GUAÍRA
Em comemoração ao dia da Consciência Negra, datado de 20 de novembro, a Escola Estadual Indígena M'Byja Porã, do município de Guaíra, colocou em prática mais uma aula diferenciada, com incentivo da Diretora Cláudia Regina de Oliveira e o apoio da Pedagoga Camila Marques Borges e das Professoras Maria Aparecida e Maria Clemilda.
A Instituição proporcionou uma oficina de Grafite com o artista Vinícius Mateus, do Estado de Goiás, que direcionou as práticas perpassando o tema “diferenças raciais”, enfatizando a cultura tradicional indígena e afrodescendente, existente no Brasil. A parte teórica abordou questões legais dentro do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar.
O Cacique e Professor Inácio Martins enriqueceu os trabalhos expondo o significado das atividades, falando na Língua Materna – o Guarani, sobre o respeito que todos devemos ter pelas diferenças, enfatizando que “[...] somos todos iguais e cidadãos brasileiros”.
As figuras foram escolhidas coletivamente e retratam “Raíssa Martins – a criança indígena” (neta do Cacique) e o povo afrodescendente no Brasil.
Em reconhecimento ao processo de resistência dos povos tradicionais indígenas, o mural grafitado homenageia, também, Bartolomeu Melià - jesuíta e antropólogo espanhol, radicado no Paraguai em 1954, onde iniciou seus estudos da língua e da cultura Guarani – com sua frase: “Sem tekohá não há tekó”, que interpretada significa “sem a terra não há cultura, desenvolvimento e educação”.
O Núcleo Regional de Educação – NRE Toledo, em nome da Chefia e sua Equipe parabeniza a todos os envolvidos no projeto, pela iniciativa e trabalho que desenvolveram.
A Instituição proporcionou uma oficina de Grafite com o artista Vinícius Mateus, do Estado de Goiás, que direcionou as práticas perpassando o tema “diferenças raciais”, enfatizando a cultura tradicional indígena e afrodescendente, existente no Brasil. A parte teórica abordou questões legais dentro do Projeto Político Pedagógico e do Regimento Escolar.
O Cacique e Professor Inácio Martins enriqueceu os trabalhos expondo o significado das atividades, falando na Língua Materna – o Guarani, sobre o respeito que todos devemos ter pelas diferenças, enfatizando que “[...] somos todos iguais e cidadãos brasileiros”.
As figuras foram escolhidas coletivamente e retratam “Raíssa Martins – a criança indígena” (neta do Cacique) e o povo afrodescendente no Brasil.
Em reconhecimento ao processo de resistência dos povos tradicionais indígenas, o mural grafitado homenageia, também, Bartolomeu Melià - jesuíta e antropólogo espanhol, radicado no Paraguai em 1954, onde iniciou seus estudos da língua e da cultura Guarani – com sua frase: “Sem tekohá não há tekó”, que interpretada significa “sem a terra não há cultura, desenvolvimento e educação”.
O Núcleo Regional de Educação – NRE Toledo, em nome da Chefia e sua Equipe parabeniza a todos os envolvidos no projeto, pela iniciativa e trabalho que desenvolveram.
Fonte: Cláudia Regina de Oliveira, com adaptação de Márcia Regina Ciambroni