Núcleo Regional de Educação de Apucarana
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NRE Apucarana
29/11/2016
IV Mostra da Consciência Negra da E.E. do Campo Humberto de Alencar Castelo Branco
No dia 18 de novembro, a Escola Estadual do Campo Humberto de Alencar Castelo Branco, do município de Jandaia do Sul, realizou a IV Mostra da Consciência Negra em 2016.
As atividades foram desenvolvidas durante o ano letivo, juntamente com os integrantes da Equipe Multidisciplinar da Escola. Os trabalhos tiveram uma ênfase direcionada ao Tangram, que foi utilizado na confecção de desenhos, mapas e painéis.
Cada série, juntamente com os professores coordenadores, trabalharam um tema específico. O 6º ano focou no estudo sobre a captura dos negros na África, a travessia e sua chegada ao Brasil, ressaltando a parte geográfica desses países. O 7º ano estudou os animais africanos, suas características, peculiaridades, cadeia alimentar e habitat. O 8º ano apresentou a história da capoeira, os instrumentos utilizados, os golpes, bem como em apresentações feitas pelos próprios estudantes e um mestre de capoeira. O 9º ano trabalhou o tema religiões africanas, com a representação dos Orixás pertencentes a religião afrodescendente.
"Esses trabalhos são instrumentos que utilizamos para a construção de uma sociedade antirracista, que privilegia o ambiente escolar como um espaço fundamental no combate ao racismo e à discriminação racial", afirmou a pedagoga Ana Claúdia Jaime Alves.
As atividades foram desenvolvidas durante o ano letivo, juntamente com os integrantes da Equipe Multidisciplinar da Escola. Os trabalhos tiveram uma ênfase direcionada ao Tangram, que foi utilizado na confecção de desenhos, mapas e painéis.
Cada série, juntamente com os professores coordenadores, trabalharam um tema específico. O 6º ano focou no estudo sobre a captura dos negros na África, a travessia e sua chegada ao Brasil, ressaltando a parte geográfica desses países. O 7º ano estudou os animais africanos, suas características, peculiaridades, cadeia alimentar e habitat. O 8º ano apresentou a história da capoeira, os instrumentos utilizados, os golpes, bem como em apresentações feitas pelos próprios estudantes e um mestre de capoeira. O 9º ano trabalhou o tema religiões africanas, com a representação dos Orixás pertencentes a religião afrodescendente.
"Esses trabalhos são instrumentos que utilizamos para a construção de uma sociedade antirracista, que privilegia o ambiente escolar como um espaço fundamental no combate ao racismo e à discriminação racial", afirmou a pedagoga Ana Claúdia Jaime Alves.
Fonte: Assessoria de Comunicação do NRE-Apucarana