Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

25/11/2016

"Mega Desafio 2016" do Colégio Carmelo Perrone

Durante três dias, 39 alunos e 5 professores do Ensino Médio Diurno e Noturno do Colégio Estadual Padre Carmelo Perrone, de Cascavel, embarcaram para o “Mega Desafio 2016”, que teve início no dia 11/11/2016 e deu a largada para um total de 50 horas de aventura, percorrendo uma grande trilha (Pontal do Sul/PR – Ilha do Mel e Palhoça/SC – Guarda do Embaú), com retorno a Cascavel no dia 14/11/2016.

Ao longo do percurso, previamente separados em grupos, os alunos realizaram diversos desafios referentes às disciplinas de História, Geografia, Matemática, Arte e Física e também várias atividades surpresas que aconteceram ao longo do trajeto e conferiram vantagens ao grupo que as executaram.

Em cada local da viagem foi estipulado uma ou mais provas de conhecimentos, nas quais os alunos precisavam se organizar em grupo para fazer o registro fotográfico, de áudio e vídeo, como também a explicação da atividade, perfazendo um total de 30 desafios culturais.

A preparação para as ações desse grande evento aconteceu meses antes do embarque, visto que o Mega Desafio é um conjunto de atividades que acontecem em três momentos: antes, durante e depois do evento.

Para chegar à realização dessa viagem de estudos, alunos e professores se debruçaram em rotinas de preparo que foram desde quesitos pessoais até o levantamento de informações de dezenas de conteúdos curriculares e transversais, de tal forma que quando se depararam com as tarefas de observação, coleta de dados e realização de experimentos apenas formalizaram empiricamente o que foi estudado, pesquisado ou planejado em sala de aula. Para a organização da viagem, reuniões foram realizadas com os pais e/ou responsáveis, participantes e professores, repassando orientações, listas de conteúdos e atividades para serem realizadas no decorrer do percurso. E a viagem não terminou com o desembarque. Agora os alunos, munidos do material pesquisado e registrado, farão a produção de documentários, entre outros estudos.

Segundo o professor da disciplina de História, um dos organizadores do evento Edson Gavazzoni, “O Mega Desafio é uma busca desesperada na possibilidade de acreditarmos e fazermos um ensino diferenciado; simbolicamente é o quebrar da caixa de vidro, é o plantar o jequitibá... é a objetivação da ideia de Paulo Freire quando afirma que "os ‘humanos’ (homens) se educam entre si mediados pelo mundo”. Assim, o Mega Desafio representa muito mais do que uma aventura, é um estilo de vivenciar conhecimentos, a natureza e a vida de forma colaborativa e interativa, expressão máxima de um novo paradigma educacional e existencial”.

“Deixamos pegadas em locais que estarão eternamente em nossas mentes e almas” #megadesafio
Acesse o material completo do Mega Desafio:
http://www.ecoeducar.com.br/educacional/

CRONOGRAMA DOS DESAFIOS

Desafio 01 – Organização
Durante o sistema de organização do material em casa registra algumas imagens. Ao chegar ao colégio na noite do embarque, registrar a organização do grupo no auditório.

Desafio 02 – Funcionamento da ABALINE
Registrar como é feito o processo de organização dos barqueiros pela associação para comentar isso com o grande grupo.

Desafio 03 – Navegação no Mar
Solicitação ao comandante do barco para explicar sobre o processo de navegação no mar, detalhes técnicos e desta modalidade de transporte como um todo.

Desafio 04 – Porto ou Cais
Registrar o sistema de embarque e desembarque de passageiros.

Desafio 05 – Registro e explicação das ondas
Vocês terão vários momentos para observar, registrar e explicar como funcionam as ondas do mar. Lembrem-se de registar isso de vários ângulos: no meio do mar, da montanha, da ilha, do continente...

Desafio 06 – Registro de Baia
Vocês terão vários momentos para observar, registrar e explicar o que é baía. Lembrem-se de registar isso de vários ângulos: no meio do mar, da montanha, da ilha, do continente...

Desafio 07 – Registro de Península
Vocês terão vários momentos para observar, registrar e explicar o que é península. Lembrem-se de registar isso de vários ângulos, no meio do mar, da montanha, da ilha, do continente...

Desafio 08 – Registro de Ilha
Vocês terão vários momentos para observar, registrar e explicar o que é uma ilha. Lembrem-se de registar isso de vários ângulos, no meio do mar, da montanha, da ilha, do continente...

Desafio 09 – Serra do Mar
Vocês terão vários momentos para observar, registrar e explicar o que é a serra do mar. Lembrem-se de registar isso de vários ângulos, no meio do mar, da montanha, da ilha, do continente...

Desafio 10 – Registro de Mangue
Precisam observar, registrar e explicar o que é mangue: como se forma, para que serve...

Desafio 11 – Registro do Farol
Explicar a história e a necessidade do farol, com ênfase para o registro do Farol da Ilha do Mel.

Desafio 12 – Registro do Forte
Explicar a história e necessidade dos fortes, com ênfase para o registro da Fortaleza da Ilha do Mel, a construção, material para construção, sistema de canhões...

Desafio 13 – Transporte na Ilha do Mel
Registrar e explicar o sistema de transporte dentro da Ilha do Mel, se possível tomar depoimento dos nativos.

Desafio 14 – Sistema Arquitetônico da Ilha do Mel
Apresentar diferentes tipos de construções presentes na Ilha do Mel.

Desafio - 15 – Estradas na Ilha do Mel
Registrar e explicar como funcionam as estradas na Ilha... Sinalização, piso das mesmas, pontes...

Desafio 16 – Gruta da Encantada
Apresentar elementos da gruta da Encantada, lembrar-se da lenda e do sistema de mares.

Desafio 17 – Sistema de Marés
Registrar e explicar o sistema de marés por diferentes ângulos.

Desafio 18 – Traços Artísticos Culturais da Ilha do Mel
Registrar elementos da cultura, artesanato e história da Ilha do Mel, de preferência com coleta de depoimento de nativos que trabalham com isso.

Desafio 19 – Economia – Pesca
Registrar vestígios e elementos deste tipo de economia, buscar informações sobre a relação das marés com o sistema de pesca, de preferência buscar informações com nativos.

Desafio 20 – Embarcações do Mar
Registrar diferentes tipos de embarcações marítimas, com ênfase para o material, formato e sistemas ou equipamentos. Devemos ter explicações sobre alguns equipamentos nos percursos da Ilha do Mel / Continente.

Desafio 21 – Água
Registrar e explicar os diferentes tipos e composição de água que iremos visitar.

Desafio 22 – Rio da Madre - berçário
Registro e explicação sobre como se forma e é preservado o sistema de berçário do Rio da Madre.

Desafio 23 – Rio da Madre - Transporte
Registro e explicação de como é feito o transporte de mercadoria e passageiros pelo Rio da Madre. Barcos, equipamentos...

Desafio 24 – Rio da Madre – Encontro com o mar
Registro e explicação de como acontece o encontro das águas do rio com as do mar, associar com as informações sobre maré.

Desafio 25 – Rio da Madre – Lazer
Registrar os tipos diferentes de fonte de lazer no rio e no encontro com o mar. Stand Up, canoagem...

Desafio 26 – Dunas na Guarda do Embaú
Registro do sistema de dunas região da Guarda do Embaú, explicar como funcionam as dunas.

Desafio 27 – Esporte Lazer - Bodyboard
Registrar os alunos praticando bodyboard – explicar a dinâmica desta prática, com ênfase para a associação de informações sobre onda, movimentos técnicos e conceitos de Física.

Desafio 28 – Esporte Lazer – Stand Uppaddle
Registrar os alunos praticando stand uppaddle – explicar a dinâmica desta prática, com ênfase para a associação de informações sobre onda, movimentos técnicos e conceitos de Física.

Desafio 29 – Esporte Lazer - Stand Skimboard
Registrar os alunos praticando stand skimboard – explicar a dinâmica desta prática, com ênfase para a associação de informações sobre onda, movimentos técnicos e conceitos de Física.

Desafio 30 – Cuidados Ambientais
Registrar elementos que identificam os cuidados ambientais que existem nos locais visitados.


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.