Núcleo Regional de Educação de Cascavel
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NRE Cascavel
18/11/2016
Fundamentos e Práticas de Justiça Restaurativa no NRE de Cascavel
Considerando a rede relacional rica e complexa entre alunos, professores, funcionários, coordenação, direção, famílias e comunidade, o Núcleo Regional da Educação de Cascavel oferta cursos em Fundamentos e Práticas de Justiça Restaurativa.
São trabalhados valores com base no diálogo, participação, autonomia, respeito, busca de sentido e pertencimento, como forma de preparo para a mediação de conflitos que podem se fazer presentes na multiplicidade de relações do âmbito educacional.
Com essa ação educativa, espera-se formar cidadãos mais responsáveis e conscientes por suas escolhas, em escolas mais seguras, onde prevaleça o respeito mútuo e o aprendizado possa acontecer num ambiente melhor, com direitos a serem considerados, ao invés de estigmatizações e exclusões.
Em linhas gerais, o Projeto que é pioneiro na educação estadual paranaense propõe atenuar as situações de conflito dentro das instituições de ensino da rede estadual de Cascavel. A intenção é auxiliar na resolução de problemas que possam interferir na convivência dentro da escola, partindo do diálogo entre os envolvidos, com o auxílio de um mediador, para que as relações sociais estabelecidas nas escolas sejam representadas por ações de respeito e cooperação. O trabalho de Justiça Restaurativa conta com bons resultados nas práticas que contribuem para a minimização da violência no âmbito escolar. Turmas são formadas com professores, funcionários de escolas, pais e alunos, os quais participam de círculos para ampliar saberes a respeito das formas de lidar com situações de conflito, buscando promover um ambiente mais acolhedor, propício para a ampliação do conhecimento nesse âmbito de estudos.
As formações deste ano de 2016 em Fundamentos em Justiça Restaurativa e Práticas de Justiça Restaurativa estão sendo concluídas, junto ao trabalho dos profissionais do NRE que se propõem a atender situações de conflito nos estabelecimentos de ensino, assim como os casos judicializados das escolas, encaminhados pela 12ª Vara da Infância e Juventude. Tais casos são abordados com enfoque no diálogo, em pré-círculos, círculos e pós-círculos de Práticas Restaurativas.
Nas palavras de Marli Timm Vanelli, responsável pelo Projeto de Justiça Restaurativa no NRE de Cascavel, um agradecimento especial:
“A todo grupo que está concluindo o curso de Fundamentos e Práticas de Justiça Restaurativa, os nossos agradecimentos, pois entendemos que cada um será no seu espaço escolar uma semente que germinará em breve tempo. Entendemos que esse processo cresce no passo a passo, onde o ser mais justo, menos punitivo. Onde o julgamento e a condenação do outro é feito com mais cuidado. Assim acreditamos em todos vocês que estão na reta final desse curso. Também entendemos que não é apenas mais um curso, mas uma mudança de conceitos e de atitudes”.
São trabalhados valores com base no diálogo, participação, autonomia, respeito, busca de sentido e pertencimento, como forma de preparo para a mediação de conflitos que podem se fazer presentes na multiplicidade de relações do âmbito educacional.
Com essa ação educativa, espera-se formar cidadãos mais responsáveis e conscientes por suas escolhas, em escolas mais seguras, onde prevaleça o respeito mútuo e o aprendizado possa acontecer num ambiente melhor, com direitos a serem considerados, ao invés de estigmatizações e exclusões.
Em linhas gerais, o Projeto que é pioneiro na educação estadual paranaense propõe atenuar as situações de conflito dentro das instituições de ensino da rede estadual de Cascavel. A intenção é auxiliar na resolução de problemas que possam interferir na convivência dentro da escola, partindo do diálogo entre os envolvidos, com o auxílio de um mediador, para que as relações sociais estabelecidas nas escolas sejam representadas por ações de respeito e cooperação. O trabalho de Justiça Restaurativa conta com bons resultados nas práticas que contribuem para a minimização da violência no âmbito escolar. Turmas são formadas com professores, funcionários de escolas, pais e alunos, os quais participam de círculos para ampliar saberes a respeito das formas de lidar com situações de conflito, buscando promover um ambiente mais acolhedor, propício para a ampliação do conhecimento nesse âmbito de estudos.
As formações deste ano de 2016 em Fundamentos em Justiça Restaurativa e Práticas de Justiça Restaurativa estão sendo concluídas, junto ao trabalho dos profissionais do NRE que se propõem a atender situações de conflito nos estabelecimentos de ensino, assim como os casos judicializados das escolas, encaminhados pela 12ª Vara da Infância e Juventude. Tais casos são abordados com enfoque no diálogo, em pré-círculos, círculos e pós-círculos de Práticas Restaurativas.
Nas palavras de Marli Timm Vanelli, responsável pelo Projeto de Justiça Restaurativa no NRE de Cascavel, um agradecimento especial:
“A todo grupo que está concluindo o curso de Fundamentos e Práticas de Justiça Restaurativa, os nossos agradecimentos, pois entendemos que cada um será no seu espaço escolar uma semente que germinará em breve tempo. Entendemos que esse processo cresce no passo a passo, onde o ser mais justo, menos punitivo. Onde o julgamento e a condenação do outro é feito com mais cuidado. Assim acreditamos em todos vocês que estão na reta final desse curso. Também entendemos que não é apenas mais um curso, mas uma mudança de conceitos e de atitudes”.
Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel