Núcleos Regionais de Educação

Acesso Rápido

  • Inscrições Formação pela Escola
  • Editais PSS 2021
  • Novas turmas GE Formadores
  • Campanha Dengue 2019 2020
  • Editais Professor Formador
  • Cadastramento Currículo Seed
  • Coronavírus 2020
  • denuncie a corrupção
  • convocações pss
  • botão Pessoa Negra
  • atribuição de aulas e funções
  • cursos técnicos
  • rede de proteção
  • Brigada Escolar - Inscrições Abertas

Núcleo Regional de Educação de Cascavel

Avenida Brasil, 2040 - São Cristovão - CEP 85.816-294
Cascavel - PR | Fone: 45 3333-2800 - Fax: 45 3333-2841  mapa Localização

NRE Cascavel

18/11/2016

CEEP se destaca com os melhores projetos do país em Ciência e Tecnologia

A prática educativa do Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto, CEEP de Cascavel, tem demonstrado exímios resultados no ensino. Projetos da instituição conquistam destaque em importantes eventos científicos e tecnológicos realizados pelo país.

Apenas a contar do segundo semestre letivo, foram várias as iniciativas e participações realizadas. Práticas pedagógicas, como a ExpoCEEP, concentraram “Trabalhos de Pesquisa Escolar” e “Trabalhos de Iniciação Científica”, desenvolvidas por alunos e professores no decorrer do ano letivo, envolvendo todos os cursos ofertados na instituição.

O Desafio CEEP de Robótica 2016 aconteceu no dia 11 de junho, em quatro tradicionais modalidades: Robô Sumô, Robô na Corda, Seguidor de trilhas e Baliza com Drones. Esse evento tecnológico é aberto para Estudantes do Ensino Técnico, Superior e Hobistas da área que em um ambiente de competição saudável têm a oportunidade de testar seus conhecimentos na programação e integração eletrônica de robôs aplicados para a resolução de problemas.

Jovens cientistas do CEEP também participaram em outubro da Mostra Nacional de Robótica (MNR), realizada de 8 a 12, no Recife. Trata-se da maior mostra científica no âmbito nacional, onde são expostos e divulgados consideráveis trabalhos na área.

O estudante André Donizete de Oliveira Aparecido (4º Eletrônica B), orientado pelos professores Gelson Leandro Kaul e Vander Fábio Silveira, apresentou o projeto ETAM (Estudos de Tecnologias Avançadas de Mobilidade) – Robótica Social. Esse experimento científico visa desenvolver um mecanismo robótico que diminua os desgastes do usuário de cadeira de rodas embasado num intenso levantamento de dados. Os objetivos estão ligados à hipótese do projeto sendo que a pesquisa contou com ajuda de pessoas do ramo, como médicos, fisioterapeutas e ortopedistas, que conhecem a fundo os problemas enfrentados por seus pacientes, possibilitando um enorme fundamento para a construção deste protótipo de engenharia, desde obter conhecimentos das suas maiores dificuldades até incentivos e ideias para a melhoria do projeto. O levantamento de dados visa a produção de um mecanismo de alta tecnologia e eficiência, com demonstração de protótipos passados e vídeos explicativos, incluindo palestras, os usuários de cadeira de rodas, que puderam vislumbrar o objetivo final desse projeto, que busca desenvolver um mecanismo robótico que diminua seus desconfortos e possibilite uma melhor locomoção, sendo o principal alvo, a agilidade e mobilidade do mesmo. Ao final dessa pesquisa, pretende-se verificar se o mecanismo proposto teve grande aceitação e aprovação, então obtendo a afirmação que esse projeto esteja de acordo, reduzindo seus problemas sociais e físicos, pois já é o esperado há tempos por essas pessoas que apresentam dificuldade na locomoção.

Nos dias 24 a 30 de outubro, o CEEP de Cascavel representou o Paraná na 31ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MostraTec), realizada em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Dos mais de dois mil projetos inscritos, 350 foram expostos, paralelamente ao Seminário Internacional de Educação Tecnológica (Siet), Salão da Inovação, Robótica Educacional, MostraTec Jr., Jogos MostraTec, além de atividades artísticas e culturais. Ao todo, estiveram envolvidos em torno de 37.000 alunos, representando mais de 1.400 escolas públicas e privadas de todo Brasil e do exterior. Uma experiência incrível para estudantes, avaliadores, professores, empresários, familiares, imprensa e público em geral, que circularam pelos diversos ambientes da exposição, considerada a maior do gênero na América Latina.

Entre participantes de 21 países, Guilherme Biazi Fabin, Gabriel Rodrigues Guia e Pâmela Guimarães Zuniga, do Curso Técnico em Eletrônica, apresentaram o projeto de inovação científica “Re-Movimento – Recuperação de membros paralisados por meio da robótica”, orientado pelos professores Gelson Kaul e Vander Fábio Silveira. A proposta da ativação artificial dos músculos para ampliar a acessibilidade de pessoas com mobilidade reduzida, por meio de mecanismos robóticos. O aparelho que envolve conhecimentos de Fisiologia, Mecânica, Biomecânica, Eletrônica, Elétrica e Sistemas Controlados estimula a contração de músculos, evitando que eles se atrofiem. Essa ideia ousada surgiu em 2014, a partir da necessidade da mãe de um dos alunos da equipe que perdeu os movimentos do braço esquerdo.

No mês de novembro, o Centro Estadual de Educação Profissional participou da 5ª edição da Feira de Inovação das Ciências e Engenharias (Ficiências), de 8 a 11, em Foz do Iguaçu, com 21 alunos que tiveram trabalhos selecionados para o evento que reúne pesquisas de diferentes instituições de ensino. Nesse espaço, ideias criativas e inovadoras são apresentadas com intuito de contribuir com a evolução no mundo das ciências, ao promover a cultura científica, por meio da experimentação, disseminação e popularização do método científico. É também um local de integração e troca de experiências que aproxima estudantes e professores do Ensino Fundamental, Médio e Superior do Paraná - Brasil; Alto Paraná, Canindeyu e Caaguazú - Paraguai; e a Província de Missiones - Argentina. Ao término do evento, as melhores pesquisas são premiadas e podem receber o acompanhamento de um professor de nível superior para continuar seus projetos, servindo como estímulo, incentivo e valorização dos talentos em todas as áreas do conhecimento.

Alunos do 1°A do Curso Técnico em Meio Ambiente, que realizam o Projeto Ambientação, responsável pela gestão dos resíduos sólidos do CEEP, sob a coordenação das professoras Eloisa Antunes Pereira e Sheila Zini, foram inscritos para a 3ª edição do Prêmio “Respostas para o Amanhã”. Esse concurso em Mecânica Operacional objetiva estimular e difundir projetos desenvolvidos na rede pública, em nível médio. Os vencedores de todas as fases recebem premiações. O processo de seleção ocorre em 3 fases: primeiro a escolha de 5 trabalhos por região geográfica, por Comissões Técnicas Regionais a partir de critérios estabelecidos em regulamento, totalizando 25 projetos para a fase nacional; a edição de um vídeo de 3 minutos postado no site do evento, que selecionará 5 campeões nacionais; a partir do dia 20 de novembro, os cinco vídeos selecionados vão para a aclamação popular onde o mais votado será considerado o campeão nacional. A Comissão Julgadora será composta por representantes do CENPEC, da SAMSUNG, da UNESCO, da REDUCA, CONSED, e de outras instituições, universidades e personalidades de notável experiência na área da educação, juventude, ciência e tecnologia.

Como resultado de todo empenho e dedicação, com o Projeto AMBIENTAÇÃO, o CEEP passou para a fase nacional e já recebeu notebook da Samsung como prêmio, além de estar selecionado entre os 25 melhores projetos do Brasil. Agora busca ser considerado o campeão nacional, até o dia 23/12/2016.

O estudante André, do Curso Técnico em Eletromecânica, que participou da MOSTRA DE ROBÓTICA no Recife, foi premiado com bolsa da CNPq.

Mais resultados exitosos foram conquistados com a participação do CEEP na FICIÊNCIAS 2016.
Foram 11 prêmios, descritos a seguir.


Por áreas de conhecimento:
- Engenharia: Re-Movimento;
- Sociais Aplicadas: Smart House - Casa Eficiente;

Por temática:
- Saúde e Bem Estar: Sistema de Exaustão de Gases da Solda Eletrônica;
- Educação: LIS - Luva Interpretadora de Sinais;
- Urbanidades: ETAM - Estudos de Tecnologias Avançadas de Mobilidade;

Premiação geral honrosa:
- Re-Movimento;

Classificação para outras feiras:
- FICAA: Robótica Assistiva;
- LIS - Luva Interpretadora de Sinais;
- MOCINN: Smart House - Casa Eficiente;

Para vivência estudantil:
- LIS - Luva Interpretadora de Sinais;
- ETAM - Estudos de Tecnologias Avançadas de Mobilidade.

EQUIPES / PREMIAÇÕES

PROJETO “ETAM – Robótica Social”
Estudante: André Donizete de Oliveira Aparecido (4º Eletrônica B).
Orientadores: Gelson Leandro Kaul e Vander Fábio Silveira.
Premiações: Medalha na temática Urbanidades / Prêmio Vivência Estudantil.

PROJETO “LIS – Luva Interpretadora de Sinais”
Estudantes: Vinícius Stanoga Santos, Luan Ricardo Lazzarotto Rohde e Maycon da Silva Gehlen (3º Informática A).
Orientadores: Lucas Brunetto Cari e Igor Bucioli.
Premiações: Medalha na temática Educação / Classificação FICAA/2017 – Feira Nacional de Iniciação Científica Antônio Ayroso (Jaraguá do Sul / Santa Catarina) / Prêmio Vivência Estudantil.

PROJETO “Recuperação de membros paralisados por meio da ativação artificial dos músculos”
Estudantes: Guilherme Biazi Sabin, Pâmela Guimarães Zuniga e Gabriel Rodrigues Guia (4º Eletrônica A).
Orientadores: Gelson Leandro Kaul e Vander Fábio Silveira.
Premiações: Medalha na área de conhecimento Engenharia / Troféu de Menção Honrosa.

PROJETO “ROBÓTICA ASSISTIVA – Desafios e Possibilidades na Utilização de Robôs Humanóides”
Estudantes: Paulo Henrique Sissa (3ºEletromecânica A), Bárbara Desiriée Mazeto
e Maria Eduarda Willemann (1º Eletromecânica A).
Orientadores: Helde José Carozi e Paulo Henrique Coutinho Marques.
Premiações: Classificação FICAA - Feira Nacional de Iniciação Científica Antônio Ayroso (Jaraguá do Sul / Santa Catarina).

PROJETO “Sistema de Exaustão e Filtragem de Gases de Solda Eletrônica com o Uso de Materiais Alternativos”
Estudantes: Bruna Eduarda Unser e Maria Isabella Tostes da Silva (2º Eletrônica A).
Orientadores: Helde José Carozi e Sheila Cristina Santos Zini.
Premiações: Medalha na Temática Saúde e Bem Estar.

PROJETO “SMART HOME – Casa Eficiente”
Estudantes: Ludson Pereira Moreira, Kelvin Goulart (2º Edificações B) e Maycon Gustavo Oliveira Lourenço (2º Eletrônica A).
Orientadora: Anelisiane Maria Alves.
Premiações: Medalha na área de Conhecimento de Ciências Sociais e Aplicadas / Classificação MOCINN/2017 – Movimento Científico Norte e Nordeste (Maranhão).


Fonte: Assessoria de Comunicação NRE de Cascavel

Recomendar esta notícia via e-mail:

Campos com (*) são obrigatórios.