Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul
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05/10/2015
Curso de Formação para visita orientada no Zoológico Municipal de Curitiba
Sala de aula viva – aprendizado inesquecível
O Curso de Formação para visita orientada no Zoológico teve como objetivo fornecer subsídios aos docentes das disciplinas de Biologia e Ciências, tendo assim, o Zoológico como possibilidade de recurso metodológico. Tendo em vista que esta é uma atividade que sempre desperta o interesse de todos, a escola pode unir o divertido ao pedagógico.
Toda atividade pedagógica precisa, antes, de preparo e planejamento. Com este foco foi estruturado o curso para que os professores, durante uma visita a este local com seus estudantes, possam orientá-los, de maneira que no percurso da aula de campo aconteça a observação sistemática, a descrição, ordenação e organização das informações, ou seja, que esta aula seja planejada. E para que isso aconteça é necessário conhecer o Zoológico com outro olhar se não apenas de visitante.
O Curso aconteceu na Casa de Acantonamento, onde são realizadas atividades de Educação Ambiental. O curso foi ministrado pelos profissionais que integram a Equipe de Educação Ambiental do Zoológico de Curitiba: Claudia Regina Bosa, Cristiane Zeni, Fernando Stadnick e Daniele Purcino.
No período da manhã os professores, assistiram à Palestra da Prof. Regina Bosa, a qual explanou sobre os principais Zoológicos do mundo, como e por que eles surgiram. Também descreveu todas as atividades desenvolvidas pela Equipe de Educação Ambiental. Mencionou também sobre o Público que frequenta o Zoológico, a quantidade de visitantes.
Enfatizou que, além de constituírem centros de visitação pública para conhecer os animais e locais de lazer, os Zoológicos são importantes centros de conservação, tendo como principais objetivos: a pesquisa geral sobre os animais, a reprodução de espécies ameaçadas de extinção e a educação ambiental. Nesse sentido, ficou evidenciado que o Zoológico oferece um rico subsídio para a Educação Ambiental, ao combinar conceitos de diferentes áreas, tais como zoologia, ecologia, botânica, fisiologia, etc.
Assim, a escola pode e, sempre que tiver condições, deve aproveitar para incluir em sua agenda pedagógica eventos de lazer e aprendizagem. Por isso é tão importante o processo de formação continuada dos professores, para agregar conhecimento e ampliar o leque de opções de estratégias de ensino e aprendizagem.
O saber de experiência feito permanece na lembrança. Mudanças de mentalidade e de comportamento passam por esse caminho.
Fonte: Danieli Tomaz Milléo – Técnica Pedagógica responsável pela disciplina de Ciências